ESTUDO DO CASO MERCEARIA UNIAO
INTRODUÇÃO
Sem dúvidas, a diversidade é uma marca registrada do Brasil e toda essa diversidade está cada vez mais presente no crescimento econômico que vem se tornando a cada dia maior, principalmente na área comercial.
Diversas publicações tem nos mostrado o volume de novas empresas criadas nos últimos anos e que atualmente estas tem gerado melhora no mercado interno, ajudando o Brasil a enfrentar as crises externas.
Neste sentido, o presente trabalho nos traz o surgimento de um negócio/empresa, que como tantas outras empresas surgiram no Simples Nacional e do Empreendedor Individual, um modelo considerado vitorioso por conseguir que muitos brasileiros deixassem a informalidade para se legalizarem nesse sistema de tributação.
Considerando os dados que em 2011 uma das atividades econômicas mais procuradas do Empreendedor Individual foi o comercio varejista e que as mercearias e minimercados são um deles. Considerando ainda que Minas Gerais está no 3º lugar entre os estados com maior número de inscrições, foi escolhido um empresário que se enquadrasse no perfil desses novos empreendedores, a fim de não só apresentar uma entrevista em si, mas também fazer um comparativo das informações tão divulgadas nos meios de comunicação com a realidade do empresário que se formalizou através desse programa.
São apresentados os dados colhidos na entrevista em forma de texto o que podem ser claramente identificadas com as teorias estudadas no curso de Administração. Ao apresentar a empresa: Mercearia União e o empresário o Sr. Caulim, é notável o seu envolvimento com a empresa desde a sua idealização até os dias atuais, onde administra todo o processo de trabalho da empresa, desde a organização dos funcionários, ferramentas de estatísticas até o acompanhamento de gastos.
Por último, a empresa é avaliada, levando