Estudo Dirigido
1) Qual a definição de durabilidade?
Durabilidade nada mais é do que a capacidade da estrutura resistir as influencias ambientais previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e o contratante, no início dos trabalhos de elaboração do projeto.
2) Qual a definição de vida útil?
O conceito de vida útil de uma estrutura e muito abrangente, sendo considerado inúmeros fatores, como por exemplo, a vida útil última ou total que e o tempo que vai até a ruptura ou colapso parcial ou total da estrutura, sendo este o período de tempo no qual há uma redução significativa da seção resistente da armadura ou a perda de aderência entre a armadura e o concreto, também temos a vida útil residual que e o período de tempo que a estrutura será capaz de desempenhar suas funções. Temos também a vida útil de projeto que o tempo que a frente de carbonatação ou a frente de cloretos atinja a armadura, o que pode causar o começo da corrosão da armadura e por último temos a vida útil de serviço que nada mais e do que o tempo que vai até o momento em que surge o aparecimento de manchas na superfície do concreto ou ocorrem fissuras no concreto de cobrimento ou quando há o destacamento do concreto de cobrimento.
3) Quais são os mecanismos de envelhecimento das estruturas de concreto armado e protendido?
Os mecanismos mais importantes no envelhecimento da estrutura são: Lixiviação causado por águas puras e acidas, expansão causada por sulfatos e magnésio, também temos a expansão causada pela reação álcali-agregado, reações deletérias que são superficiais tipo eflorescência. Os tipos de envelhecimento da armadura são: Corrosão devido a carbonatação e a corrosão por elevado teor íon cloro, conhecido como cloreto. Ainda existe um terceiro mecanismo de deterioração das estruturas que são as ações mecânicas, movimentos de origem térmica, impactos, fadiga, deformação lenta ou fluência entre outros.
4) Como classificar o meio ambiente quanto à sua agressividade à