Resumo Do Filme O Ato De Liberdade
Com a comida escassa e chegando o inverno, Asael é inicialmente eleito o líder do grupo, mas logo viu que não levava jeito para ser líder e deixou o cargo para o irmão mais velho, Túvia, que como na tradição judaica de o mais velho ser responsável pela família, agora também seria responsável por organizar o Otriad.
Túvia casa-se por dinheiro com sua primeira mulher, e pelo fato de sua família não possuir boa condição financeira, acomoda-se e posteriormente com chegada dos alemães mostra o grande líder que é.
O filme mostra também a situação das mulheres e o grande abismo da classe social se transformando em uma linha tênue com a fuga para as florestas ocidentais da Bielo-Rússia, com pessoas de classes distintas se envolvendo por interesse e segurança.
Também podemos perceber a grande luta dos judeus e principalmente de Túvi,a o lider do Otriad Bielski, por conseguir administrar o seu pessoal, e estar sempre seguro de si, passando a mesma sensação para todo os seus guerrilheiros.
O único Otriad que recebia, judeus, mulheres, idosos, sem obter nada em troca, sem interesse, com o simpes objetivo de salvas pessoas, relatando que preferiria salvar 1(um) judeu a matar 20 alemães.
Túvia não tem o reconhecimento após o fim da guerra , logo após a chegada de Túvia a Nowogródek, ele foi denunciado ao serviço secreto por vários de seus ex guerreiros que, no passado, não tiveram coragem de expressar sua insatisfação. Deslealdade a causa comunista, irregularidades financeiras ou praticamente qualquer outra coisa que poderia ter consequências desastrosas. Antes das autoridades agirem, Túvia e Zus fugiram para a Romênia com suas mulheres, com a ajuda de um órgão judeu, depois foram para a Palestina.
Ironicamente para Túvia, como para tantos outros guerrilheiros, esses ex -aliados e libertadores, os soviéticos, tornaram-se uma ameaça real. Stalin via como inimigos, como concorrentes ao poder, todos aqueles que eram