Estudo dirigido
A membrana é formada por uma dupla camada de fosfolipídios, por proteínas que podem ir de um lado ao outro da membrana. As glicoproteínas que controlam a entrada e a saída de substancias dentro da membrana. Os fosfolipídios são os componentes principais que compõe a membrana celular. O fosfato se encontra eletricamente carregada na cabeça que é uma região polar enquanto que as duas cadeias de ácido graxos não apresentam carga elétrica são uma região apolar.
As glicoproteínas são proteínas associadas a glicídios. Os glicídios tem como papel proteger a célula contra agressões e retêm substancias como nutrientes e as enzimas e constituem o glicocálix. O rético endoplasmático (RE) transporta e armazena substâncias. O R. E. liso produz lipídios, e o R. E. rugoso onde os ribossomos se aderem a sua superfície externa onde se produz proteínas que ceram transportadas para o complexo de Golgi.
Ribossomos são ribonucleoproteínas produzidos por nucléolos, sua função é a síntese protéica com o uso de aminoácidos Mitocondria uma organela que tem têm duas membranas lipoprotéicas, no interior ah um liquido denso chamado de matriz mitocondrial e dentro delas que ocorre o processo de extração dos alimentos que são armazenadas nas moléculas de ATP. Lisossomos têm enzimas digestivas que são capazes de digerir vários tipos de alimentos orgânicos. Eles são apresentados em três formas lisossomo primário que contem a enzima digestiva no seu interior, o lisossomo secundário ou vacúolo digestivo a fusão do lisossomo primário e um fagossomo ou pinossomo e por final o lisossomo terciário ou residual onde tem apenas as sobras da digestão intracelular. O complexo de Golgi pode armazenar e transformar substancias que chegam pelo reticulo endoplasmático, elas também eliminam algumas substancias que a célula produz como as enzimas que atuam fora da célula. O complexo de Golgi são