Estudo dirigido
Cultura: um conceito antropológico
1)Em relação ao debate sobre a cultura, o que fica demonstrado pelas comparações entre os padrões de comportamento desenvolvidos por vários povos?
Demonstra que cada povo possui sua cultura e nenhuma é superior à outra. Cada um se adapta ao ambiente de formas diferentes e se comporta da maneira que melhor lhes beneficiam. Uma cultura pode ser mais desenvolvida tecnologicamente que a outra, mas outra pode possuir características inigualáveis. O que importa é que cada grupo se satisfaz com aquilo que desenvolveu em função de facilitar o seu dia-a-dia e o convívio com os demais. Os padrões de comportamentos se diferem quando se compara os desenvolvidos em uma cultura com os de outra cultura.
2- Qual o significado da Conferência da UNESCO de 1950 no que se refere ao relativismo cultural? A conferência da UNESCO de 1950 abordava a questão da raça. Ela tentou esclarecer que o racismo não tem sentido porque as diferenças entre as culturas não podem ser explicadas pelo fator biológico. Elas se devem às características adquiridas de cada povo. Esta conferência foi importante pois o mundo ainda sofria as consequências da segunda guerra mundial, marcada pela intensa xenofobia. Também colaborou para o desenvolvimento do relativismo cultural que observa as culturas sem levar em conta o que se define como moral e ética. 3- Quais são os limites do determinismo geográfico para o entendimento das diferenças culturais?
É por meio do determinismo geográfico que se dá as diferenças culturais. Cada grupo se adequa ao meio em que habita de tal forma que os hábitos e os costumes de um povo que vive na região sul do hemisfério são diferentes dos que vivem no norte por exemplo. Isso se deve principalmente às características geográficas que influenciam diretamente na cultura. Por outro lado em um mesmo tipo de região pode-se encontrar hábitos diferentes, isso se deve à cultura passada de formas distintas para cada