estudo dirigido
R- A TEORIA HIPODÉRMICA APÓIA-SE NO CONCEITO DE QUE A SOCIEDADE DE MASSA É COMPOSTA POR INDIVÍDUOS ISOLADOS E, PORTANTO, DIRETAMENTE MANIPULÁVEIS, PACÍFICOS E FRÁGEIS FRENTE AOS EFEITOS MANIPULATIVOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, OU SEJA, TODO ESTÍMULO CAUSADO POR UMA MENSAGEM ENVIADA TERÁ RESPOSTA, SEM ENCONTRAR RESISTÊNCIA DO RECEPTOR.
2. EXPLIQUE COMO FUNCIONA O MODELO COMUNICATIVO DA TEORIA HIPODERMICA.
R- A PARTIR DAS PERGUNTAS: “QUEM DIZ O QUÊ? A QUEM? PORQUE CANAL? COM QUE EFEITOS?”. ACREDITAVA NA CAPACIDADE DE INTRODUZIR NA SOCIEDADE UMA MENSAGEM QUE SUSCITARIA UMA RESPOSTA CONDICIONADA. ENTÃO ENVIAVA UMA MENSAGEM A UM GRUPO E ACREDITAVA QUE ESSA MENSAGEM ATINGISSE TODOS OS RECEPTORES DA MESMA FORMA.
3. POR QUE A SOCIEDADE DE MASSA NESSE PERIODO SE ISOLOU E O QUE ISSO FACILITOU PARA CARACTERIZAR A TEORIA HIPODERMICA?
R- O ISOLAMENTO SE DEU POR CONSEQUÊNCIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO, DA REVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES E DO COMÉRCIO, DA DIFUSÃO DE VALORES ABSTRATOS DE IGUALDADE E DE LIBERDADE. E ISSO FOI ENFRAQUECENDO OS LAÇOS TRADICIONAIS E CAUSANDO ESSE ISOLAMENTO E A ALIENAÇÃO DAS MASSAS CONTRIBUINDO ASSIM PARA CARACTERIZAR A TEORIA HIPODERMICA.
4. POR QUE A TEORIA HIPODERMICA É CONHECIDA TAMBÉM COMO TEORIA DA PROPAGANDA?
R- POR QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA POSSUEM A CAPACIDADE DE GERAR ESTÍMULOS E INDUZIR ALGO. E QUANDO NOS TORNAMOS PARTE DE UMA MASSA, FICAMOS ISOLADOS E SUSCETÍVEIS A INDUÇÃO, E PARTE DA CULTURA PRODUZIDA PARA NÓS, NOS REMETE INSISTENTEMENTE ALGUMAS SUGESTÕES, E TODO ESTÍMULO GERA UMA RESPOSTA, FAZENDO COM QUE GRANDE MAIORIA DESSA MASSA PODE RAPIDAMENTE SE DEIXAR LEVAR POR ESSAS SUGESTÕES.
5. O QUE VOCÊ ENTENDE POR COMMUNICATION RESEARCH?
R- TEM COMO OBJETIVOS BUSCAR UMA MANEIRA DE COMPREENDER AS INFLUÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NO COMPORTAMENTO DA POPULAÇÃO, PARA A PARTIR DISTO, SER POSSÍVEL PENSAR ESTRATÉGIAS PARA EXERCER