Doencas provocadas por virus
A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
Um vírus se compõe de duas ou três partes: Genes, feitos de ou DNA ou RNA, longas moléculas que carregam a informação genética; uma película de proteína que protege os genes; e alguns vírus têm um envelope de gordura que os rodeia e protege quando não estão contidos dentro de uma célula hospedeira. Vírus variam em forma, dos simples helicoidais e icosaédricos a mais complexas estruturas. Vírus são cerca de 100 vezes menores que bactérias, levaria de 30 000 a 750 000 deles, lado a lado, para medirem para um centímetro.
Vírus se espalham de muitas maneiras diferentes. Vírus de plantas são geralmente espalhados de planta em planta por insetos e outros organismos, conhecidos como vetores. Alguns vírus de animais são espalhados por insetos sugadores de sangue. Cada espécie de vírus depende de um método particular. Enquanto que vírus tais como influenza são espalhados através do ar por pessoas quando tossem ou espirram, outros tais como norovírus, os quais são transmitidos pela rota fecal-oral, mãos contaminadas, comida e água. Rotavírus é geralmente espalhado por contato direto com crianças infectadas. O Vírus da Imunodeficiência Humana HIV é um dos vários principais vírus que são transmitidos durante o sexo. As origens dos vírus são obscuras: alguns podem ter evoluído de plasmídeos—pedaços de DNA que podem se mover entre células — enquanto outros podem ter evoluído de bactérias.
Infecções virais geralmente causam doenças em humanos e animais, entretanto elas são eliminadas usualmente pelo sistema imune, conferindo imunidade de tempo de vida ao hospedeiro daquele vírus. Antibióticos não têm efeitos em vírus, mas drogas antivirais têm sido desenvolvidas para tratar infecções potencialmente fatais.