Banner SISTEMA DE PROTEÇÃO ELÉTRICO POR ATERRAMENTO EM LOCAIS DE BAIXA TENSÃO
ATERRAMENTO EM LOCAIS DE BAIXA TENSÃO
Engenharia Civil – 2º Período – Módulo II ⁄ 2012
Autores: Diego Bernardo Cezar e Israel Christofari da Silva
Orientador: Professor Guilherme Maciel Araújo
RESUMO - Cada vez mais equipamentos eletroeletrônicos modernos fazem parte do nosso cotidiano; dentro da conjectura de seus manuseios diários é necessário um sistema de proteção para os indivíduos que o operam. O presente estudo tem a finalidade de apresentar o Sistema de Proteção Elétrico por Aterramento em baixa tensão, exemplificando as configurações utilizadas e sua importância para o bom funcionamento de um sistema elétrico: com uma adequada continuidade de serviço e um desempenho seguro garantindo os limites (níveis) de segurança pessoal.
1 – INTRODUÇÃO
Em presença ao desenvolvimento tecnológico ocorrido no mundo atual, a sociedade tem sido exposta a situações de grande risco, que vão desde a degradação do meio ambiente até aquelas que não podem ser percebidas diretamente, senão pelos seus efeitos: insere-se aí a corrente elétrica. Ressaltando que, não há que se falar em tecnologia sem a utilização da energia elétrica.
As características químicas do solo influem diretamente sobre o modo como é escolhido o eletrodo para aterramento, bem como o respectivo esquema.
TABELA 1 – Resistência (Ohms) de diferentes tipos de solo do “Bureal of Standards” – Jamaica.
Aterramento refere-se a terra propriamente dita. Nosso trabalho objetiva apresentar as configurações do Sistema de Proteção
Elétrica por Aterramento, mais comumente utilizados e aplicados em baixa tensão, expondo sua importância para um bom funcionamento do sistema elétrico e principalmente sua função de assegurar, de maneira eficaz, a fuga de corrente para a terra, propiciando segurança aos indivíduos que o manuseiam.
Em:
Acessado em: 01/11/2012.
GRÁF. 1 – Redução do valor da resistência de aterramento de uma haste em função do seu diâmetro