Estudo dirigido
Texto 3 2 Texto 4 3 Texto 5 4 Questão 5 5
Estudo Dirigido I
Texto 3
Questão 1
A finalidade do texto é narrar um conto, mostrando a história fictícia de um timoneiro.
O gênero textual o qual esse texto pertence é o conto, pois é uma história fictícia e é parto do livro “Cinco mini-contos de Kafka”.
Questão 2
Há dois enunciadores explícitos no texto, a voz do protagonista, que pode ser percebida pela passagem “não sou timoneiro” e a voz do outro personagem, um homem alto e escuro, cuja voz pode ser percebida na passagem “Não me atrapalhem”.
Há também a presença da voz dos tripulantes, que apesar de não dizerem nada ascenam a cabeça, participando do conto. Pode ser visto na passagem “eles se juntaram, acenaram para mim com a cabeça...”.
O personagem timoneiro tem um valor social que implicitamente mostra ter uma posição social no texto maior que os tripulantes.
O leitor tem uma posição de expectador. Pode-se dizer que o interlocutor tem o perfil de uma pessoa que visa a leitura como entretenimento, gosta de ler e faz isso por prazer, mas também uma pessoa que tem um bom conhecimento para entender uma linguagem mais rebuscada.
Questão 3
No texto em estudo há apenas a presença de um gênero.
Questão 4
A linguagem usada no texto é a forma informal. Ela está adequada ao texto, pois consegue atingir seu público alvo.
Texto 4
Questão 1
O texto tem como finalidade expor ideias de diferentes pessoas, que explicam o que é monografia a partir de suas concepções.
O gênero textual a que este texto pertence é o explicativo.
Questão 2
O autor do texto é Johnny José Mafra.
No texto o autor deixa quatro enunciadores explícitos, são eles: Severino, Salvador, Salomon e Asti Vera. Além deles está implícito a voz do autor, que é o narrador, usando a terceira pessoa.
O valor social que participa diretamente são os autores citados pelo narrador, onde percebe-se que são pessoas que detêm um saber grande sobre o tema monografia.
O