Estudo dirigido
01-Quais os tipos de morfemas/morfes do português?
Há duas distinções dos morfemas: o léxico e o gramatical. O lexical é quando se refere ao mundo psicológico. O radical é o seu único morfema; já o gramatical se refere ao sistema da língua a que pertence. Está dividido em vogal temática e afixos.
02-Comente sobre as duas diferenças entre prefixos e sufixos.
Sufixo são os afixos que vem depois do radial, sendo nominais ou verbais, na língua portuguesa temos exemplos de sufixo verbal: -ejar, -ear, izar, e(s)cer, -itar. (planejar, presentear). Existe também um exemplo de sufixo adverbial: mente (Felizmente, ferozmente, originalmente).Prefixo são os afixos que vem antes do radical, que geralmente são utilizados em verbos, temos prefixos de origem grega (Antialérgico, Anti- dando sentido à oposição, ação contraria.), e latina (Infeliz, In- dando sentido de negação, privação.) o prefixo vem para mudar o sentido da palavra e o sufixo para uma mudança da classe gramatical.
03-O que são infixos? Existem infixos no português? Justifique.
É um afixo que se encontra nas palavras dividindo-as em duas, no português não existe mais infixo, nas gramáticas anteriores a NGB as vogais e consoantes de ligação se caracterizavam como infixo.
04-Sabemos que os nomes se flexionam em gênero e número através das desinências nominais. E o grau? Sofre flexão ou derivação sufixal? Comente este fato apresentando as 2 justificativas.
O Grau sofre uma derivação sufixal, no português os elementos que se flexionam são apenas o gênero e o número, pois eles são importantes para a concordância em uma frase, e o grau não tem essa necessidade podendo ser alterado sem mudar a concordância, sofrendo assim apenas uma derivação sufixal.
05-“O cabeção, pegue a bola!“
Venha almoçar, amorzinho.” Os termos destacados sofrem flexão de grau? Por que?
Não, pois tanto cabeção quanto amorzinho sofrem derivação sufixal pelo