ESTUDO DIRIGIDO Uso dos Porqu s
Uso dos Porquês
Forma
Uso
Frases
Por que
Em frases interrogativas (diretas e indiretas)
Em substituição à expressão "pelo qual" (e suas variações)
Por que ele está triste? (interrogativa direta)
Responda-me por que ele está triste. (interrogativa indireta)
As cidades por que passamos eram tranquilas. (Valor de “pelas quais”)
Por quê
No final de frases
Ele está triste por quê?
Ele está triste não sei por quê.
Porque
Em frases afirmativas e em respostas
Ele está triste porque não viajará.
Porquê
Como substantivo
Quero saber o porquê de ele estar triste.
EXERCÍCIO:
Questão 1
Explique o motivo da utilização dos “porquês” neste trecho: “Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.”
a) Os dois porquês são utilizados aqui para trazer a explicação para o cansaço do sujeito e para o fato de não gostar de ir ao show ao vivo, um estando sem acento porque está no início da frase e o outro levando acento porque está no final da frase.
b) A primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de “pois”. A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que todos sabem disso, podendo ser substituído por “motivo”.
c) A primeira forma indica motivo, tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado porque não é um substantivo. A segunda também indica um motivo, não sendo substantivo e levando o acento apenas porque está no final da frase.
d) A primeira forma indica causa, tendo o valor de “pois”, não estando acentuado porque é um substantivo e que está no início da frase. A segunda também indica causa, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.
e) A primeira forma indica causa, tendo o valor de “porém”, não estando acentuado porque é um substantivo que está no início de frase. A segunda indica explicação, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.
Questão 2
Indique qual é a frase