Estudo Dirigido Socializa O
Matricula: 0151006041 Semestre: 1º Turma: D - Matutino
Prof. Jose Romulo
UNIJORGE - DIREITO - Sociologia
Estudo dirigido do seguinte texto que resume algumas das principais ideias e conceitos sobre o processo de socialização. Trechos selecionados e extraídos do capítulo “Cultura e Sociedade” do livro de Anthony Giddens, Sociologia. (editora Artmed, 2005, pp. 42 a 44.)
Questões para orientar a leitura do texto acima:
. Qual a importância mais geral do processo de socialização?
R: É o principal canal para a transmissão da cultura através do tempo e das gerações, o processo progressivo de interação social dura a vida inteira, é através do mesmo que os indivíduos aprendem a cultura e os papeis sociais que uma pessoa segue numa dada posição social, as interações sociais nesses contextos ajudam as pessoas a aprenderem os valores, as normas e as crenças que constituem os padrões de sua cultura ou de seu determinado grupo social.
. De que forma a socialização difere da doutrinação ou da “lavagem cerebral”?
R: A palavra doutrina está relacionada á religião, mas também podemos incluir a política e uma filosofia, no dicionário a palavra “Doutrina” da o significado (entre outros), de “incutir em alguém” uma opinião, um ponto de vista ou um princípio, inculcar alguém á uma crença ou atitude em particular, com objetivo de que não aceite qualquer outra. Já a lavagem cerebral, no meu ponto de vista é quando o individuo está cego em sua doutrina, onde acaba retirando todas as idéias anteriores, por uma constante pressão psicológica, substituindo suas idéias por outras, onde para a sociedade que não conhece a atitude em particular do individuo, ele pode ser julgado e ficar a margem da sociedade, ficando em volta apenas do seu grupo social que segue a mesma doutrina rigorosamente, lavagem cerebral religiosa também é o ato do pré-conceito, sem a busca do estudo á um referente assunto, que para o indivíduo é desconhecido, e o desconhecido