Ra A Holandesa
O rebanho mundial de gado holandês é de 226,7 milhoes (FAO,1991). É a única raça realmente cosmopolita, ou seja, com presença na maior parte dos países de pecuária progressista. O desenho de uma vaca holandesa preto e branco significa leite.
Descrição do Fenótipo
Malhadas de preto-branco ou vermelho-branco; ventre e vassoura da cauda branca; barbela e umbigueira pouco pronunciados, tamanho da vulva discreta e não pregueada. Animal não totalmente preto e não totalmente branco.
Cabeça bem moldada, altivo, fronte ampla e moderadamente côncava, chanfro reto, focinho amplo com narinas bem abertas, mandíbulas fortes que exprimem o estilo imponente e vivacidade própria da raça.
Pescoço longo e delgado que se une suavemente na linha superior ao ombro refinado e cruz angulosa e as vértebras dorsais que se sobressaem e inferiormente ao largo peito com grande capacidade circulatório e respiratório.
Dorso reto, forte e linha lombo-dorsal levemente ascendente no sentido da cabeça.
Garupa comprida, larga e ligeiramente desnivelada no sentido quadril a ponta da nádega.
Coxas retas, delgadas e ligeiramente côncavas, bem separadas entre si, cedendo amplo lugar para o úbere simétrico, largura e profundidade moderado e fortemente inserido ao abdome e na base do osso da bacia.
Pernas com ossatura limpa, chata e de movimento funcionais que termina em patas de quartelas fortes e cascos bem torneados.
Pele fina e pregueada e pêlo fino e macio.
Vacas com 1,42 m de altura e 600 Kg de peso. Machos com 1,52 m e 900 Kg em média.
Produz bezerros pesados, com peso inicial entre 30 e 45 kg. A produção média de leite de 4000 Kg com taxa de gordura próxima a 3,5%. É uma excelente raça, porém exige cuidados especiais quanto a alimentação e ao manejo. Prefere clima temperado, mas como já dito, é explorada em todo o mundo. Nos cruzamentos transmite seus atributos aos mestiços. Dá garrotes mestiços bons para a engorda.
A idade para primeira cobertura encontra-se entre 16 e