Universidade Federal de Mato Grosso
Discentes: Patrícia Fernanda, Tatiany Kariny, Matheus Ramos.
Cuiabá, 23 de abril de 2015.
Introdução:
Queda Livre
O exemplo mais comum de movimento com aceleração (aproximadamente) constante é de um corpo que cai ao solo. Quando um corpo cai no vácuo de forma que a resistência do ar não afete seu movimento, comprovamos um fato notável: Todos os corpos, quaisquer que sejam seus tamanhos, formas ou composição caem coma mesma aceleração no mesmo local próximo a superfície da Terra.
O objetivo principal do experimento foi obter a aceleração da gravidade, de 3 corpos distintos soltos de uma determinada altura , utilizando os princípios da Física de Queda Livre.
Nas seções seguintes foram descritas a fundamentação teórica, que descreve os conceitos teóricos envolvidos no experimento; a metodologia, relatando como foi realizado o experimento; Resultado e discussões, apresentando os resultados obtidos e uma breve discussão sobre dos resultados; a conclusão dos dados obtidos e por fim a bibliografia utilizada no relatório.
Fundamentação Teórica:
Nessa seção é apresentada toda teoria necessária para a realização do experimento.
Queda livre, o movimento de queda livre
Y = Y0 + V0t – t²
E a partir da formula de movimento, encontramos a formula que se adequava ao nosso experimento.
Y = Y0 + V0t – t²
∆y =
2∆y = -gt² g= Desvio Padrão:
Dp =
Metodologia:
Nos parágrafos seguintes são descritos os materiais utilizados para realizar o experimento e os procedimentos adotados pelo grupo.
Materiais:
- 1 Cilindro metálico (pequeno).
- 1 Esfera metálica (pequena).
- 1 Esfera metálica (media).
- 1 Cronometro.
- 1 Trena.
Procedimentos:
Parte 1
Realizamos 20 medidas de tempo de queda, de um cilindro, de uma altura equivalente á 2 metros; Um integrante do grupo foi encarregado de segurar o cilindro e soltar,