Estudo dirigido sobre bioquimica
, cadeia respiratória, β-oxidação, lipólise e lipogênese, neoglicogênese, glicogenólise, diabetes e cetogênese.
1. Tendo por base a termodinâmica, explique como os seres vivos se mantém organizados sem entrar em contradição com o aumento da entropia do universo.
R: A questão da febre, de que há o aumento da produção de pirógenos, o que ira abrir poros na mitocôndria produzindo calor para expulsar o parasita.
2. O Sistema Nervoso é soberano.
a) Numa situação de privação de ingestão de carboidratos, quais os tecidos e de que forma estarão envolvidos na sustentação do SN?
R: O tecido relacionado seria o hepático, através da gliconeogenese, e b - oxidação.
Glicolise - glicose b - oxidação - corpos cetônicos
b) Durante o jejum prolongado, os animais superiores, entre eles o homem, transformam aminoácidos em glicose a custo de 4 ATPs por molécula de glicose, um custo elevado. Numa situação dessa, você acredita que os ATPs foram financiados por que reações químicas?
R: A oxidação de aminoácidos para a produção de energia é uma via que ocorre habitualmente durante longas horas de jejum, como o jejum noturno.
É acionado antes que a reserva de glicogênio se torne insuficiente.
3. No sistema nervoso a cadeia respiratória funciona de forma muito eficiente devido à grande oferta de oxigênio. De que forma este fato impede a formação de ácido lático no sistema nervoso?
R: O ácido lático pode ser usado como combustível metabólico para o sistema do oxigênio, predominantemente pelo músculo esquelético, porém o músculo cardíaco, o cérebro, o fígado e o rim também são capazes dessa função. Na presença de oxigênio, o ácido lático é transformado, primeiro, em ácido pirúvico e, a seguir, em CO2 e H2O no ciclo de Krebs e no sistema de transporte de elétrons, respectivamente. É evidente que o ATP é ressintetizado em reações acopladas no sistema de transporte de elétrons. Então o O2 faz com que esse ácido