Estudo dirigido planificação de emergência
A planificação de emergência apresenta a metodologia necessária para conhecer os principais tipos de acidentes com graves consequências humanas, materiais e ambientais que estamos sujeitos devido a causas naturais e a ação do homem na sociedade moderna. Também conhecidos como desastres, segundo Eng. Agrim. Alvadi Coelho -Série de Cadernos Técnicos - Prevenção de catástrofes, “Desastre, é um fenômeno extraordinário que afeta extensas áreas geográficas exigindo a adoção de medidas rigorosas para conter a sua propagação, socorrer as vítimas e proceder na recuperação das áreas afetadas, exige ação coordenada de todos os recursos disponíveis da sociedade organizada.
É um evento definido no tempo e no espaço, no qual a comunidade ou parte dela sofre danos severos e incorre em perdas de seus membros, devido a incidência de fenômenos destrutivos de tal maneira que a estrutura social e administrativa se desajusta e impede a realização de atividades essenciais afetando profundamente o cotidiano da sociedade.”
A importância para o profissional reside no fato de obter conhecimento teórico, técnico e instrumental sobre esses desastres para atuar preventivamente aos riscos, através da análise apropriada das principais causas e do estabelecimento de ações, padrões ou procedimentos de bloqueio e/ou mitigação das causas que contribuem para ocorrência destes significativos eventos catastróficos.
Esta disciplina tem por objetivo contextualizar o aluno do curso de tecnólogo de segurança do trabalho sobre a atuação do profissional de segurança no entendimento das graves consequências dos grandes desastres naturais ou não naturais, podendo ter ou não a contribuição humana como causa com o objetivo de mitigar as ocorrências, a intensidade dos danos através do conhecimento existente das principais causas e técnicas de resgate e salvamento.
A Planificação de Emergência tem como pressuposto principal o entendimento dos principais eventos catastróficos que podem acontecer a