estudo dirigido pesquisa em ciencia social
Equipe: Amanda Gabriela Cavalcante Oliveira
Brenda Rayanne Sampaio de Oliveira
Flávia Alves da Silva
Stephanne de Oliveira Marques
Taís Nascimento da Silva
2º periodo de Serviço Social
ESTUDO DIRIGIDO
1) Mediante as idéias do autor, destaque os principais pontos e contra pontos do positivismo e do historicismo.
O positivismo e o historicismo são concepções das ciências sociais, entretanto cada um possui noções epistemológicas diferentes.
Para os positivistas, a sociedade é regida por leis naturais que independem da vontade humana. Eles conceberam o que Löwy classifica por “naturalismo positivista” explicando que a sociedade deve ser estudada utilizando os métodos empregados nas ciências da natureza. Nesse sentindo, a sociedade deve ser analisada considerando apenas o que é observável, ou seja, de forma objetiva e neutra evitando que as ideologias do pesquisador, seus preconceitos e prenoções interferiam na analise do objeto estudado. Agindo dessa forma, o positivismo ignora todo e qualquer elemento histórico-social do conhecimento e ao superestimar o objetivismo e a neutralidade desconsidera o vinculo social existente no conhecimento cientifico, ou seja, o método positivista não analise a relação entre o saber e as classes sociais.
O historicismo, ao contrario do positivismo, considera que todo fenômeno social só pode ser analisado através da historicidade do mesmo. Os historicistas acreditam que fatos históricos são diferentes dos fatos naturais, por isso devem ser analisados de forma distinta. O outro fator importante é que assim como o objeto da pesquisa estar no fluxo histórico o pesquisador, sua perspectiva, ideologia e método estão também imersos nesse fluxo, a visão do autor perpassa sobre objeto de estudo. Como consequência desse método temos o fato de não haver uma abordagem objetiva e não se põem uma explicação para a questão social.
2) Destaque os avanços