Estudo de Utilização de Medicamentos
DISCIPLINA: Farmácia Hospitalar
PROFESSORA:
ALUNAS:
ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Foi criado como uma ferramenta de medida e comparação de consumo de medicamentos, na tentativa de estimar tendências de uso de medicamentos e reduzir custos, alcançando a máxima qualidade em cada unidade financeira gasta.
Segundo a OMS define a utilização de medicamentos como a comercialização, distribuição, prescrição, dispensação e uso de medicamentos na sociedade, com especial destaque sobre as consequências médicas, sociais e econômicas.
Seu objetivo é conhecer como os medicamentos estão sendo utilizados para otimizar o atendimento à saúde, ou seja, promover uso racional dos medicamentos, com consequente redução dos gastos.É um processo dinâmico que possui como principal objetivo promover o seu uso racional.
Existem vários tipos de estudos que possuem os mesmos objetivos: obter informações com a finalidade de selecionar adequadamente os medicamentos para tratamento das doenças prevalentes e gastar o estritamente necessário dos recursos disponíveis; promover que tanto a prescrição médica como o uso pelos pacientes estejam de acordo com os padrões desejados.
TIPOS DE ESTUDOS
Podem ser classificados como quantitativo ou qualitativo e retrospectivo e prospectivo, dependendo do enfoque do problema.
O estudo quantitativo de consumo de medicamentos se desenvolveu como resposta a necessidade de converter e padronizar dados internacionais de estatísticas de vendas ou de consumo de estoques de Farmácia para unidade de significado clínico, para obter dados estimados de pessoas expostas a um medicamento ou grupo de medicamentos.
A diferença do método quantitativo para o qualidade de prescrição é que este permite estabelecer como se usam os medicamentos, enquanto o primeiro somente quantifica o consumo.
Os estudos retrospectivos são aqueles realizados depois que o paciente recebeu o