Estudos de utilização de medicamentos
Finalidade principal: Promover o Uso racional medicamentoso (URM)
Organização Mundial de Saúde (OMS): Descrição de padrões de uso de medicamentos; Variações nos perfis terapêuticos no curso do tempo; Avaliação dos efeitos de medidas (Educativas, Informativas, Reguladoras); Nº de indivíduos expostos a medicamentos; Detecção de doses excessivas; Mal uso; Doses insuficientes; Abuso dos medicamentos; Estimativa das necessidades de medicamentos de uma sociedade.
Estudos qualitativos: quanto à *prescrição: Existência de interações medicamentosas prescrição medica da clinica Cardiologia.
*Dispensação: Sistema de distribuição por dose unitária qualidade da prescrição medica.
*Administração e uso da medicação: perfil da automedicação no país. Venda com prescrição antiga, com prescrição medica e orientadas por balconista ou farmacêuticos.
Estudos quantitativos: quanto ao consumo, oferta e venda.
Fonte de dados: Registro de venda, estatística de uso, prescrição, fonte própria dos serviços da farmácia.
Uniformização dos dados recomendadas pela OMS: Unidade de medida: Dose diária definida(DDD). Sistema unificado de classificação de medicamentos: Classificação ATC.
Classificação ATC: Indicações terapêuticas: 1ºnivel: órgão ou sistema, 2ºnivel: Grupo terapêutico principal, 3ºnivel: subgrupo terapêutico, 4ºnivel: subgrupo químico terapêutico e 5ºnivel: Fármaco.
DDD: É a dose média de manutenção diária para determinado fármaco, na sua indicação principal, em adultos (referência de peso é de 70 kg).
Estudos de Farmacovigilância e Farmacoeconomia
Farmacovigilância: OMS:Reação adversa é uma resposta nociva e não intencional ao uso de um medicamento que ocorre em doses normalmente utilizadas em seres humanos para a profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças ou modificação de função fisiológica.
Gravidade das RAM: Leve: pouca importância, duração pequena, não afeta substancialmente a vida do paciente, pode requerer