O estudo da utilização de medicamentos
Através dele pode-se definir estratégia para a redução da quantidade e da intensidade dos efeitos indesejáveis provocados por interações medicamentosas e outros problemas relacionados ao uso de medicamentos. A analise de prescrições medicas representa uma das possíveis fontes de informações sobre o consumo de medicamentos e seus problemas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo uso racional de medicamentos (URM) engloba simultaneamente ações de prescrição, distribuição, dispensação e utilização adequada de medicamentos com qualidade, evidencias de eficácia para o quadro clinico em questão. O objetivo foi estudar o perfil de utilização de medicamentos com abordagens em farmaco vigilância, verificando os determinantes individuais em uma população de internados na clinica médica de um hospital público na cidade de Campina Grande-PB.
MATERIAL E MÉTODOS: A clínica médica atende pacientes a partir de 15 anos de idade e conta com oito leitos, sendo a taxa de ocupação média de 80%. A amostra foi constituída aleatoriamente por 107 pacientes internados na clínica médica no período de agosto de 2007 a julho de 2008. Foram incluídos pacientes de ambos os gêneros, sem limite de idade, raça, classe social ou antecedente patológico. Foram pesquisadas: gênero, idade, IMC, diagnostico, período de internação e período de permanência no estudo, indicações, via de administração, posologia, duração do tratamento, associação de medicamentos e RAM.
RESULTADOS: Foram monitorados 107 pacientes, destes 55 eram do sexo masculino e 52 do feminino, com idades variando de 18 a 95 anos. A maior parte dos pacientes tinha o estado físico classificado segundo critérios da ASA como II - doença