O novo dna
O novo DNA
Palmeira dos Índios
Julho/ 2012
Geodêmio Vieira Belo
O Novo DNA
Trabalho apresentado à disciplina de
Metodologia científica para fins aval- iativo, orientado pela professora Da- rlene Brandão de Almeida.
Palmeira dos Índios
Julho/2012
MOUTINHO, Sofia. Novo DNA. Ciência Hoje On-line. Março. 2012.
Por Geodêmio Vieira Belo.
O texto “novo DNA”, de Sofia Moutinho, apresenta a descoberta de pequenas moléculas de um DNA até então ignorado pela ciência. Esse material foi encontrado em células saudáveis de humanos e camundongos, ele é circular e milhões de vezes mais curto que o DNA cromossomo.
No entanto, esse material genético não está presente no núcleo de todas as células, o que significa que nem todas as células do nosso organismo têm a mesma informação genética, ou seja, temos células com diferentes sequências de DNA. Por ser muito pequeno, esse novo DNA recebeu o nome de microDNA. Alguns cientistas acreditam que o DNA circular é formado por pedaços de DNA cromossômico que se desprendem e tem suas pontas unidas em círculo, mas sua origem ainda está um pouco longe de uma informação precisa.
Sabe-se que DNAs circulares são comuns em bactérias e já haviam sido encontrados em mamíferos, mas em maior tamanho e somente em células cancerosas. Assim, a presença de microDNAs pode ser um notável indicativo de risco de câncer. Apesar de algumas incertezas, o andamento das pesquisas relacionadas ao microDNA deve descobrir outras relações dessas novas sequências genéticas com diferentes tipos de doenças, comportando novas possibilidades de estudo e, consequentemente, boas expectativas para pessoas que depositam na ciência suas esperanças de cura para diversas doenças.
Geodêmio Vieira Belo (gv.belo@bol.com.br), graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Aberta do Brasil -