Replicação do DNA
Quando uma célula se reproduz, ela passa todas as suas informações para as células-filhas. Antes que isso aconteça, porém, ela deve primeiro replicar seu DNA, ou fazer uma cópia dele. O local onde ocorre a replicação do DNA depende de as células serem procarióticas ou eucarióticas. A replicação do DNA ocorre no citoplasma dos procariotos e no núcleo dos eucariotos. Independentemente de onde ocorre a replicação do DNA, o processo básico é o mesmo.
A estrutura do DNA presta-se facilmente para a sua replicação. Cada lado da dupla hélice segue direções opostas (anti-paralelas). O interessante é que ela pode partir-se ao meio e cada lado pode servir como um padrão ou modelo para o outro lado (chamada de replicação semiconservativa). Entretanto, o DNA não se abre inteiramente. Ele se abre em uma pequena área chamada de bifurcação de replicação, que segue por toda a extensão da molécula.
A dupla hélice do DNA desenrola-se e cada lado serve como modelo para fazer uma nova molécula.
PROCESSO DE REPLICAÇÃO:
Uma enzima chamada DNA-girase desenrola (deselicoidiza) o DNA.
A enzima girase (topoisomerase em procariontes) também mantém a deselicoidização do DNA.
A enzima helicase quebra as pontes de hidrogênio que ligam as bases nitrogenadas complementares, o que separa as fitas da dupla hélice.
Proteínas chamadas de SSB (single strand binding - ligação em um filamento) mantêm a integridade dos filamentos abertos.
Enzima complexa, a DNA-polimerase "anda" pelos filamentos do ácido desoxirribonucléico e acrescenta novos nucleotídeos a cada filamento. Os nucleotídeos fazem par com os nucleotídeos complementares no filamento existente (A com T, G com C).
Uma subunidade do DNA-polimerase revisa o novo DNA.
Uma enzima chamada DNA-ligase fecha os fragmentos em um longo filamento contínuo.
As novas cópias automaticamente se enrolam novamente.
Tipos diferentes de células replicam seu DNA em diferentes taxas. Algumas células se dividem