Estudante
Se tentarmos efetuar uma série de medidas de uma mesma grandeza (tal como uma medida de um eixo escalonado) empregando os mesmos métodos, os mesmos instrumentos de medida, e nas mesmas condições experimentais, obtém-se resultados diferentes. Sendo assim, que número deverá ser assumido como medida da grandeza? Qual o valor que melhor a representará? Qual a confiabilidade que uma série de medições pode inspirar? Como comparar entre si duas ou mais séries de medidas? A resposta a essas perguntas constitui o objeto da Teoria de Erros.
Algarismos Significativos
Quando tiramos alguma medida, por mais que tenhamos a disposição o instrumento mais adequado, sempre existirá os algarismos corretos e os duvidosos.
Ex: Na medição de um eixo com um paquímetro, obtivemos tais medidas:
1°medida 97,62 mm
2° medida 97,64 mm
3° medida 97,60 mm
Os algarimos corretos são 97,6
Os algarismos duvidosos são 2,4,0 que estão na casa dos centésimos
Algarismos significativos depende da precisão do instrumento, quanto maior a precisão maior o número de algarismos significativos Ex: Um paquímetro tem mais algarismos significativos que uma régua graduada, pois o mesmo(em boas condições) tem uma precisão maior.
Regras de Aproximação
Se o algarismo que vai ser eliminado é maior ou igual a 5, acrescentamos 1 ao primeiro algarismo que está à sua esquerda;
Se o algarismo que vai ser eliminado é menor que 5, não fazemos nenhuma alteração no algarismo à sua esquerda.
EX1: 988,6566 >>>> 988,657 altera
EX2: 0,7894 >>>>> 0,789 não altera
Obs: Considerando 3 casas após a vírgula
Incerteza Absoluta
A incerteza Absoluta é a variação que a medição pode ter para mais ou para menos nos algarismos duvidosos EX: 10,5 (+/- 0,2) mm o valor da medida pode variar de 10,3 a 10,7 pois a incerteza esta no 0,2 mm para cima ou para baixo.
Quando é feita varias medições de uma peça, é tirado uma média para