Estudo de mercado do suco de Laranja
A Demanda pelo Produto
Breve Histórico sobre a Origem do Suco de Laranja para Fabricação na Indústria de Sucos Cítricos PE
De todas as árvores frutíferas, uma das mais conhecidas, cultivadas e estudadas em todo o mundo é a laranjeira. Como todas as plantas cítricas, a laranjeira é nativa da Ásia.
Embora o local de sua origem seja tema de controvérsias, a ideia popular de que a laranja é uma fruta chinesa, comprovada por seu nome científico (Citrus sinensis), faz muito sentido, pois a primeira referência escrita à laranja apareceu em caracteres chineses, por volta de 2200 a.c. Esse primeiro registro deve-se ao imperador Ta Yu, que preocupou-se em deixar uma memória de conhecimentos agrícolas de seu tempo.
História do Suco de Laranja
De maneira geral, diz-se que a partir da Ásia, a laranja foi levada para o Norte da África, e daí, para o Sul da Europa, onde teria chegado à Idade Média. Na América, os frutos teriam chegado com os descobrimentos, por volta de 1.500. Desde então, a laranja se espalhou pelo mundo, sofrendo mutações e dando origem a novas variedades.
Desde então, a laranja se espalhou pelo mundo, sofrendo mutações e dando origem a novas variedades.
Durante a maior parte deste período, a citricultura ficou entregue à própria sorte: o cultivo das sementes modificava aleatoriamente o sabor, aroma, cor e tamanho dos frutos.
As pesquisas e experiências para aprimorar os frutos começaram somente no século XIX na Europa, após a divulgação das teorias de Mendel e Darwin. Antes do século XX os Estados Unidos passaram a liderar esforços técnicos no campo da citricultura, criando os maiores centros de produção e pesquisa de cítricos, primeiro na Califórnia e posteriormente na Flórida. Em seus estudos, buscavam melhorar o aspecto, tamanho e sabor dos frutos, além de obter árvores mais resistentes às doenças e ao frio. Foram os americanos os responsáveis pela criação de novas variedades de cítricos, como os citranges,