Estudo de Marketing Social
Atualmente, preocupações sobre sustentabilidade são assuntos de destaque em todo o mundo: Todo comércio, indústria e serviço busca adaptar sua forma de trabalho e se adequar para promover um desenvolvimento sustentável.
Quando tratamos de questões relacionadas à sustentabilidade, precisamos entender melhor suas vertentes.
Ao pensar em marketing social, por exemplo, podemos afirmar que trata-se de questões ligadas à preocupação de aspecto social, que tenham significado para o negócio da empresa e para o seu consumidor (Correa, 1997).
Segundo Cobra (1997, p. 15) "O mundo vive uma era de grandes transformações. O consumidor deixa de ser consumidor de uma única região para se tornar consumidor mundial".
Pensando nisto, empresas como a Toyota, por exemplo, que investe em pesquisas para produção do que chamam de “energia limpa” e novas formas de produção de veículos crescem ano após ano.
Além do aspecto social de produção, há também a preocupação interna, que trata do bem estar dos funcionários de uma empresa, com a oferta de um ambiente de trabalho agradável, ou pensando na saúde do trabalhador e da sua família, como ocorre na Natura, por exemplo.
Por fim, no marketing social é importante não pensar apenas no interno, mas também em políticas de aspecto sociais externos, o chamado GRSE – Gestão de Responsabilidade Social Externa. Tais como:
Prestação de serviços voluntários para a comunidade, pelos empregados da organização;
Implantação de um sistema de gerenciamento ambiental;
Implantação de projetos sociais criados pela própria empresa.
A Toyota tem como um dos seus principais pilares o respeito pelo meio ambiente e por isso tem como compromisso contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta. Para firmar este compromisso, criou em 2009 a Fundação Toyota do Brasil, com o objetivo de promover a sustentabilidade por meio de atividades de preservação do meio ambiente.
Além disto, disponibiliza em seu site relatórios