Resenha de ANDREASEN- A- R- Social Marketign In The Social Change Marketplace

1032 palavras 5 páginas
Universidade de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Eduardo Marcelino (7133043)
Mariana Lima de Araújo Bodé (7967867)
Maiza Leite de Lima (7968191)
Stephanie Bordim Negri (7967609)

Resumo do artigo 3B

São Paulo
2013
Social Marketing in the Social Change Marketplace (Alan R Andreasen
Journal of Public Policy & Marketing; Spring 2002; 21, 1; ABI/INFORM Global)
O artigo de Andreasen se inicia relembrando o as primeiras aparições do conceito de Marketing Social são encontradas no trabalho de Kotler e Levy de 196 e em um trabalho de Kotler e Zaltmam's (1971). É apontado o fato do Marketing Social passar a fazer parte dos estudos acadêmico a partir da década de 80.
A questão, no entanto é que o Marketing Social passou por uma fase de concretização apresentando, agora, características que afirmam o desenvolvimento deste como de estudo. Como exemplo a criação de um jornal totalmente criada para a área, fundado em 1994 e o crescente uso do Marketing Social por grandes organizações como a UNAIDS que fez uso das ferramentas do marketing Social para a luta contra a AIDS. Um importante fato é o de que o Marketing Social passa a ser visto como uma ferramenta aplicável para diferentes áreas de aplicação, desenvolvendo não somente ideias, mas também mudando comportamentos.
Mesmo crescendo, líderes na área se atentam ao fato do Marketing Social estar prematuro e o mesmo deveria esperar o esgotamento o conceito convencional para que assim entrasse em ação. Dessa forma o Instituto de Marketing Social fez um evento e neste perguntou sobre as possíveis barreiras de crescimento do campo de estudo. Foram, assim, apontadas 4 “macrobarreiras”, entre elas a baixa apreciação da área entre importantes gestores o que leva há a falta de um conhecimento de como funciona e como poderia ser usado nas empresas o marketing social. Em seguida foi apontado que o conceito não está bem definido e é confuso, dado que o

Relacionados