Estudo de caso
Ainda que ocupe uma posição privilegiada no cenário do empreendedorismo internacional, o país ainda é penalizado pela excessiva burocracia em alguns órgãos responsáveis por esses registros. Além disso, é importante destacar o baixo nível de conhecimento dos empreendedores, que muitas vezes começam seus negócios sem antes realizar um plano de negócio ou até mesmo sem fazer um levantamento de informações básicas, como projeção de vendas, principais fornecedores, concorrência que irá enfrentar e fluxo de caixa.
Existem diferentes circunstâncias que levam à abertura de uma empresa (veja as principais delas aqui embaixo). Seja qual for o seu caso, no entanto, é fundamental lembrar sempre que planejamento e informação são sempre muito bem-vindos nessa ocasião.
Abertura de empresa por oportunidade
Cresce em todo o Brasil o número de empresas criadas por oportunidades detectadas pelo empreendedor. Essas empresas apresentam um índice de mortalidade bem menor em relação às empresas abertas por necessidade. A busca pelo conhecimento da atividade escolhida para empreender, leva o empresário ao bom nível de conhecimento, minimizando assim os riscos de erros no processo.
Abertura de empresa para micro e pequena empresa
A constituição de pessoa jurídica tem crescido em decorrência do grande número de empresas prestadoras de serviços abertas nos últimos anos. Alguns profissionais de atividades regulamentadas, como gestão empresarial, engenharia, advocacia, medicina, fisioterapia, odontologia, contabilidade e arquitetura, entre outras, têm escolhido a pessoa jurídica para realização das suas atividades, especialmente pela economia tributária que elas oferecem quando comparadas à atividade