Estudo de caso
A cada dia que passa o fluxo de informação é um fator de grande importância nos processos que estão envolvidos nas operações logísticas. Os conjuntos básicos de informações logísticas incluem pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidades de estoque, programação de atividades dos depósitos, documentação de transporte e faturas. Antigamente, o fluxo de informações era documentado principalmente em papel, resultando em lenta transferência de informações, informação pouco confiável e propensa a erros. O fluxo de informação documentado em papel aumenta o custo operacional e reduz a satisfação do cliente, além de perda no mercado em que atua.
O custo decrescente da tecnologia da informação, associado à sua maior facilidade de uso, permite aos executivos de logística usar essa tecnologia, com o objetivo de transferir e gerenciar informações eletronicamente, com maior eficiência , qualidade e rapidez. A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionam oportunidades de redução de despesas logísticas por meio de melhor coordenação, além do aperfeiçoamento dos serviços que podem ser consubstanciados na melhor oferta de informações a clientes.
Importante ressaltar que para se fazer uso adequado da tecnologia da informação na logística é importante que se tenha o conhecimento dos processos logísticos, sabendo assim quais são as melhores práticas a serem utilizadas para cada momento em seu processo. Por muitas vezes algumas empresas mal conhecem o conceito de logística e menos ainda as filosofias que poderão dar a sustentação para o bom desenvolvimento das atividades. Por exemplo, a empresa que deseja um atendimento melhor das reais demandas de seus clientes através de um sistema de reposição automática dos estoques pode trabalhar com a ferramenta ECR (Efficient Customer Response - Resposta Eficiente ao Consumidor). É importante ressaltar também que a implementação do ECR quase sempre requer conhecimento e