Estudo de caso
O presente trabalho trata-se de estudo de caso elaborado pelos discentes do grupo P1, nas aulas práticas da disciplina Saúde do Adulto da rede hospitalar, do Curso de graduação em Enfermagem da faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC.
A realização deste estudo tem como finalidade aumentar nossos conhecimentos científicos e realizar a sistematização da assistência de enfermagem em um paciente pós-operatório de retirada do testículo direito acometido por Orquite.
A seguir passamos a relatar o presente estudo de caso de um paciente internado há 01 dia na Clínica Cirúrgica Masculina do Hospital Geral Prado Valadares. A opção por este estudo ocorreu considerando o pequeno número de acometimento por essa patologia, sendo desconhecida para um grade número de profissionais da área de saúde.
A Orquite é uma inflamação de um testículo. A doença é caracterizada por dor, edema e uma sensação de peso. Ela pode ocorrer idiopaticamente, ou pode ser associada com condições tais como caxumba, gonorréia, doença filarial, sífilis ou tuberculose.
Para estudar o caso em questão, utilizou-se a aplicação do processo de enfermagem fundamentado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Horta, que é entendido como uma forma sistemática e dinâmica de prestar os cuidados de enfermagem de forma humanizada, dirigido a resultados e de baixo custo. O processo impulsiona os enfermeiros a avaliarem sua prática no sentido de que podem examinar o que estão fazendo e a estudar o que poderiam fazer melhor.
Na tentativa de sistematizar a assistência de enfermagem a um paciente portador de Orquite e submetido a uma cirurgia de retirada do testículo direito objetivou-se, neste estudo, aplicar o processo de enfermagem utilizando a Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem (CIPE) versão Beta.
1- DESCRIÇÃO DA DOENÇA ORQUITE
A inflamação do parênquima testicular, chamada de orquite, possui as