Caso concreto história
a) O Código Penal de 1890 admite penas perpétuas?
R-Não.A pena máxima é de 30 anos.
b) Qual a maioridade penal prevista no Código Penal de 1890?
R-A maioridade penal prevista neste código é de 9 anos.
c) Pelo que você tem lido na imprensa, a maioridade penal aos 18 anos é um consenso na sociedade brasileira? O que você pensa acerca do tema?
R-Não.Para mim não deveria haver uma idade para responder pelos seus atos,e sim uma concientização.Deveria haver um acompanhamento psicológico para ser avaliado se aquele que cometeu o crime tinha total conhecimento sobre o que fez,sabendo independentemente da idade deveria pagar pelo crime.Assim os que realmente fosse “crianças” seriam tratados como tal,respondendo de forma educativa,para os que apenas tomam como vantagem sua idade para acometer crimes,seriam punidos severamente como adultos.
Questão objetiva 1 Tomando o artigo, transcrito, como referência, a República implantada no Brasil em 15 de novembro de 1889:
R- c) Contou com o apoio do Exército brasileiro, ligado ao advento e à consolidação da forma republicana de governo
Questão objetiva 2 Leia a bibliografia indicada e, após analisar as afirmativas abaixo, que, supostamente, tratam da Constituição de 1891, responda a questão:
R- C III e IV
III. O sistema presidencialista instaurado pressupunha que o Imperador exerceria o Poder Executivo;
IV. Assumiu-se, pela primeira vez, que o poder seria tripartido entre os seguintes Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário
Caso concreto 2 a diferença entre Estado confessional e Estado laico:
Um Estado confessional detém uma religião oficial,impondo a todos uma única fé;já o Estado laico permite uma pluralidade de Fé e crenças,permitindo que cada cidadão escolha e pratique a sua fé livremente.
Utilizando as categorias acima (laico e confessional), como podemos classificar o Estado no período Imperial? E no período republicano?
No período Imperial,