Estudo de caso
Enxergando o Fluxo
Na busca do melhor gerenciamento da rotina do dia-a-dia o gerente de produção coordena uma reunião diária, logo no começo do expediente durante 30 minutos com todos os supervisores de fabrica e representantes de algumas áreas de apoio a produção tais como: o representante da área de PCP (planejamento, controle e produção), da qualidade de fabrica, administração de materiais, engenharia industrial, manutenção industrial, suprimentos e outros interessados de forma pontual como a área de meio ambiente e segurança.
Na última reunião o responsável pela área de meio ambiente e segurança apresenta a todos uma foto (figura 1) e explana rapidamente o risco de acidente no corredor que separa o setor de peças injetadas do setor de tampografia. Ele pede um estudo para aumentar a largura do corredor.
Diante da possibilidade de se interditar o corredor e gerar um problema para a produção e administração de materiais o gerente consensa uma força tarefa coordenada pelo representante da engenharia industrial para avaliar e propor uma solução sem risco e com melhorias a ser apresentado logo no dia seguinte.
Figura 1: Corredor entre área de injeção e área de tampografia
Após a reunião o engenheiro rascunha o layout (figura 2) para analise preliminar. Nota-se que as peças e conjuntos são geralmente estocadas, movimentadas e empilhadas sem a necessidade de estanteiras de estocagem em pallet aramado metálicos (medida 100x120x120 cm) ou em caixas plásticas dobráveis (medida 84x100x120 cm). Nesta fábrica onde o sistema de produção é por processo cada área tem sua empilhadeira e vários transpalete hidráulico manual para movimentar as embalagens (figura 1). O sistema
Figura 2: Layout
A duas semanas atrás o gerente de produção questionou o supervisor de produção da área de injetoras e tampografia junto com o responsável da engenharia industrial quanto a performance da área de tampografia e agora surge