CASA CB
A casa de veraneio, situada na praia de Toquinho, Município de Ipojuca, teve como partido arquitetônico a linguagem contemporânea e o jogo de volumes brancos retangulares com seus vazios preenchidos por superfícies de vidro. Estes volumes foram dispostos de forma sobreposta, ora apoiado ora em balanço, gerando situações de estabilidade e instabilidade, o que garante percepções diversas para os usuários nos diferentes ângulos.
No pavimento térreo temos dois volumes, um ao oeste que concentra o serviço e cozinha e outro no leste que contem sala de estar e terraço. Entre estes, enquadrada pela esquadria de vidro, fica a entrada principal da casa que emoldura a sala de jantar e escada. Esta entrada social é protegida pelo balanço do volume da suíte máster no pavimento superior.
A claraboia, localizada no vão da escada, fica entre os dois volumes dos quartos do pavimento superior, reforçando o partido volumétrico e dando a ideia de um prisma de vidro que conecta as massas brancas. Inserida neste local estratégico, a escada funciona como um elemento transitório entre o exterior e o interior da edificação, pois ao mesmo tempo em que cria uma barreira visual entre o exterior e a sala de jantar, traz para o interior da residência um jardim de inverno que conecta-se com o verde que ocupa boa parte do terreno. Ao passear pela escada, o morador pode desfrutar de diferentes visadas para o mar e para o rio através da claraboia. Esta foi detalhada com vidro de alta performance e abertura no oeste, protegendo da radiação solar e criando um efeito chaminé que maximiza a ventilação do térreo. Nos dias com menos vento, ou em um jantar mais formal, um sistema de ar-condicionado foi instalado na sala para garantir um conforto extra.
A sutil topografia do terreno não foi ignorada pelos arquitetos, o nível mais baixo da face leste do terreno proporcionou um desnível dividindo a sala de estar da sala de jantar, gerando um pé direito mais alto