Estudo de Caso
1-Comente sobre a importância dos sistemas de encaminhamento de cabos.
O sistema de encaminhamento de cabos é fundamental para a estrutura da rede, pois é através de calhas, eletrodutos, caixa de passagens, gabinetes, suporte de fixação entre outros periféricos, que será permitida a organização e a flexibilidade da rede em um determinado ambiente.
2- Comente sobre os problemas mais comuns encontrados ao se trabalhar com o dimensionamento de estruturas.
Os problemas mais comuns encontrados ao trabalhar com dimensionamento de estrutura, está ligado ao fato do planejamento. Ou seja, não garantir a integridade física da rede e não prever o crescimento da mesma,
Fazendo com que os problemas aumentem no futuro, colocando o investimento em risco.
3- Faça uma tabela com os tipos de encaminhamento e a regra de ocupação de cabos para cada um.
Eletrocalhas ou bandejas: Obrigam uma grande quantidade de cabos e podem ser lisas ou perfuradas, para uso no piso elevado ou no forro.
Regra de ocupação recomendada 50 %.
Eletrodutos: Destinam-se a um uso mais limitado de cabos; por exemplo, para um lançamento de cabos ópticos no mesmo encaminhamento dos cabos UTP.
Regra de ocupação recomendada: 30% à 50% da área total disponível.
Gancho de Sustentação: Com o suporte do tipo gancho os cabos instalados sobre forro falso, que cruzam grandes extensões sem derivações, podem ser instalados através de ganchos espaçados de no máximo 1,50 metros.
5- Comente sobre a possibilidade de compartilhar canaletas com circuitos elétricos, baseado nas informações do texto.
O compartilhamento de canaletas com o circuito elétrico é possível, porém, durante a etapa de instalação, é necessário adotar medidas para eliminar os efeitos e riscos de interferencias.
Para isto, o mercado possui canaletas especiais.
6- Comente sobre as recomendações de aterramento, que são apresentadas no texto.
As calhas metálicas devem ser aterradas,