Colonia do Sacramento
Nome: Henrique Horta
Número: 66048
Turma: HMCA1
Indíce
Conteúdo
Introdução 3
História 4
Antecedentes 4
Estabelecimento da colónia 5
A Nova Colónia do Santíssimo Sacramento 5
Tratados de Madrid, Badajoz e as suas consequências 7
Conclusão 8
Bibliografia: 9
Introdução
Neste trabalho irei mostrar uma resumida história da Colónia do Sacramento, na antiga província Brasileira da Cisplatina, os motivos por detrás do estabelecimento da colónia, como foi a sua administração e manutenção, as razões do seu abandono e o legado que deixou no atual Uruguai.
História
Antecedentes
Após o descobrimento do Brasil em 1500 por Pedro Álvares Cabral, uma expedição a cargo de Martim Afonso de Sousa atingiu com as suas caravelas o estuário do Rio da Prata com a missão de colocar marcos de posse Portuguesa na sua margem setentrional tendo, no entanto insucesso devido ao naufrágio da sua embarcação.
De acordo com Pedro Nunes (Alcácer do Sal, 1502 — Coimbra, 11 de Agosto de 1578), matemático Português que ocupou o cargo de cosmógrafo-mor para o Reino de Portugal, a maior parte da região de Pampas, que pertencia ao reino Espanhol ficaria debaixo de controlo Português. Esta pretensão também foi feita por outros cartógrafos Portugueses após Pedro Nunes como a figura ilustra. A antiga colónia das ilhas de São Gabriel foi registada no mapa de João Teixeira, de 1640. Essa colónia envolvia a ilha de São Gabriel, localizada a cerca de 3 km da Colónia do Sacramento. A Ilha de São Gabriel recebeu o seu nome, em 1527, quando a expedição de Sebastião Caboto a utilizou como porto. Em 1536, Pedro de Mendoza, querendo fundar a futura cidade de Buenos Aires, ancorou no porto dessa ilha.
Estabelecimento da colónia A intenção de expansão das fronteiras meridionais até ao Rio de Prata por parte da Coroa Portuguesa foi novamente expressada, quando determinou ao governador e capitão-mor da capitania do Rio de Janeiro, D. Manuel Lobo (1678-1679), a fundação de