TRATADOS TERRITORIAIS DO BRASIL
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho tem como finalidade mostrar os mais diversos tratados que ocorreram durante a União Ibérica no Brasil ainda colônia, as disputas por terras e outros interesses.
OBJETIVO
Esta pesquisa tem por objetivo informar as pessoas sobre os acordos assinados em nosso país tendo em vista o controle de toda a riqueza nele obtido.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade descrever sobre os limites territoriais do Brasil citando principais tratados, os países envolvidos e quais eram seus compromissos.
1. TRATADOS TERRITORIAIS DO BRASIL
Acordos diplomáticos que deram ao Brasil o seu contorno atual.
Um dos primeiros tratados territoriais do Brasil, foi o Tratado de Tordesilhas.
A Descoberta das Américas em 1500, gerou uma guerra diplomática entre Portugal e Espanha.
Através do Tratado de Tordesilhas ficou acertado que Portugal ficaria com todas as terras a leste dessa linha.
A principal terra na América pertencente a eles, passou a ser chamada de Brasil. O território brasileiro aumentaria de tamanho com a concretização de outros acordos assinados pelos diplomatas luso-brasileiros.
Em 1580, a União Ibérica fez com que portugueses e espanhóis se tornassem súditos do mesmo rei. A união do reino português ao reino espanhol fez com que os colonos portugueses da América desrespeitassem o limite da Linha de Tordesilhas.
Os séculos se passavam e os luso-brasileiros continuaram a ultrapassar a linha imaginaria de Tordesilhas, ocupando territórios pertencentes a Espanha.
O Bandeirismo e as Missões Jesuíticas foram nas direções norte, sul e leste. Por onde passavam eles formaram povoados.
Com o declínio da cana de açúcar no nordeste, muitos colonos procuraram exercer uma nova atividade econômica. Foi ai