Independência do Uruguai
A história do Uruguai se inicia quando os europeus chegaram ao país no século XVI. Tanto a Espanha como Portugal procuraram colonizar o país, sendo que Portugal tinha como base a Colônia do Sacramento e a Espanha Montevidéu, que veio a se tornar a capital do país. Essas duas cidades foram as primeiras a serem colonizadas, em virtude de serem localizadas às margens do Rio da Prata. A época de colonização foi marcada pela constante disputa entre espanhóis e portugueses, por exemplo, na cidade de Colônia de Sacramento, onde houve conflitos, pois os espanhóis queriam tomar esta terra dos portugueses.
1.1-Colônia do sacramento
A Colônia de Sacramento foi uma povoação fundada pelos portugueses em 1680 na margem esquerda do rio da Prata, em território perto de onde atualmente se situa a cidade de Montevidéu. Quando o português D. Manuel Lobo assumiu o cargo de governador do Rio de Janeiro, em 1679, recebeu em Lisboa ordens do rei D. Pedro II para ir até ao rio da Prata e fundar uma colônia que servisse de apoio comercial às províncias colonizadas pelos castelhanos. D. Manuel Lobo organizou uma expedição em que levou, além de agricultores com suas mulheres e filhos, homens especializados, clérigos e soldados. No dia 22 de Janeiro de 1680 a colônia foi fundada com o nome de Colônia do Santíssimo Sacramento. Esta cidade é marcada pelos conflitos entre espanhóis e portugueses, pois os espanhóis queriam tomar esta terra dos portugueses para ter um domínio total da província, após muitos conflitos os espanhóis conseguiram tomar a Colônia de Sacramento.
1.2- Montevidéu
Montevidéu foi fundada oficialmente em 24 de dezembro de 1726 pelo capitão espanhol Bruno Mauricio de Zabala, para servir como fortaleza militar, passando rapidamente a ser um centro comercial capaz de competir com Buenos Aires. A cidade recebeu inicialmente o nome de Fuerte San José, embora o lugar fosse conhecido pelos espanhóis como Montevidéu.
2-Independência
Como na maioria das