trab pos
MAPA UBICACIÓN
CHEGADA DOS ESPANHÓIS
O atual território da República Oriental do Uruguai foi descoberto pelos espanhóis em 1516.
Até então era habitado por diversas comunidades indígenas como os charrúas, chanaes e guaranis, entre outros. Eram grupos nômades, dos conjuntos dos pampas e amazonas. Os guaranis eram agricultores, que além disto dedicavam-se à cerâmica e à navegação; os chanaes eram agricultores incipientes, e os charrúas dedicavam-se à caça. Estes últimos constituíam o grupo mais importante e foram eles que criaram maior resistência diante da conquista.
O primeiro europeu a avistar o atual território do Uruguai foi o espanhol Juan Díaz de Solís, em 1516. Ao chegar ao Rio da Prata (batizado por ele como “doce mar”), sofreu uma emboscada por parte dos indígenas, que o mataram juntamente com o restante dos expedicionários.
O primeiro acampamento fortificado na região, às margens do Rio da Prata, junto à confluência do Rio Paraná, foi realizado por Sebastián Gaboto, em nome da Coroa Espanhola, em 1527.
Até o século seguinte, a região da Banda Oriental foi pouco habitada pelos seus colonizadores, por um lado devido a forte oposição dos indígenas, e por outro por suas escassas riquezas em matéria de ouro e prata. Durante a primeira década do século XVII foi introduzido na região o gado (bovino e equino), que se transformou na primeira fonte de riqueza que viriam a interessar aos conquistadores, que batizaram a região de “Abatedouro do Mar”. Desta período data a chegada dos faeneros do Brasil e de Buenos Aires. E, produto da miscigenação cultural entre aborígenes e europeus, surge a figura do Gaúcho.
Em 1680 os portugueses fundaram a Colônia do Sacramento, diante da cidade de Buenos Aires. Esta cidade/povoado de localização estratégica foi um constante motivo de conflitos entre espanhóis e portugueses.
Em 24 de Dezembro de 1726 ocorreu a fundação de Montevidéu, pelo governador de Buenos Aires, o espanhol Bruno Mauricio de