ESTUDO DE CASO
Avaliação de aspectos e impactos ambientais e elaboração de um SGA: estudo de caso em uma churrascaria no município de Natal/RN
A empresa consiste em uma churrascaria localizada na área urbana de São Luís possuindo 12 funcionários, tendo um valor médio para pagamento da energia de 1.300,00 reais e para a água de 300,00 reais.
Foi perceptível que na organização analisada, ainda não se pensou na importância da política ambiental, e conseqüentemente não existe uma política de meio ambiente.
Desse modo, não acredita-se que seja necessário a identificação das atividades que causam impactos ao meio ambiente, e assim, também não foi identificada a legislação ambiental aplicável. Atualmente, o controle de qualidade do ar, como também o controle das emissões de gases para a atmosfera, bem como o controle da qualidade da água não é realizado. A água utilizada é lançada no corpo receptor da região e a gestão do consumo desse insumo também não ocorre, uma vez que os recursos de água e energia são abundantes na região onde a empresa está localizada.
Todo o lixo gerado é mandado para aterros.
No presente momento não existem recursos para treinamento de funcionários, do mesmo modo também não há um sistema formalizado de comunicação interna, como um sistema de documentação, relativos ao meio ambiente, para dar ciência aos seus empregados e acionista dos fatos e dados relativos a questões ambientais na organização.
É visível que esta organização necessita incorporar a variável ambiental no processo gerencial, nesta situação a organização corre risco de elevação dos gastos com multas, recuperação de áreas contaminadas, perda de mercado e depreciação da imagem institucional. Sendo assim, é necessário que na pauta de discussão da empresa para os próximos anos seja proposto a implantação de um SGA.
Diante do que foi exposto, elabore o que é pertinente para a implantação de um SGA, com base nos conhecimentos adquiridos em sala de aula.