ESTUDO DE CASO
Matéria: Paisagismo
Alunos: Ana Carolina Sens Wolf
Ivonete Sens B. da Silva
PARQUE BARIGUI
Localização: Entre a Av. Manoel Ribas e a BR-277, acessos: BR-277 e
Av. Cândido Hartmann, Bairro: Bigorrilho, Mercês, Santo Inácio e
Cascatinha. Situado na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná.
Projetado pelo arquiteto Lubomir Ficinski.
Possui uma área de 1,4 milhão m², que fazia parte da sesmaria do capitão-povoador Mateus Leme. Foi transformado em parque em 1972, com a intenção de conter as enchentes e preservar a mata nativa da bacia do Rio Barigui na região.
O termo barigui tem origem indígena. Os índios locais deram esse nome ao rio que atravessa o parque e que pode ser traduzido como rio do fruto espinhoso, referindo-se as pinhas que caem dos muitos pinheiros do local.
PARQUE BARIGUI
PARQUE BARIGUI
O parque está entre os maiores da cidade, sendo, também, um dos mais antigos. Diversas espécies de animais vivem livres no parque, como aves, capivaras e pequenos roedores. Um rebanho de carneiros também pode ser visto diariamente nos gramados, sob os cuidados de funcionários.
PARQUE BARIGUI
Muita área verde, com mata nativa, envolve um grande lago de 400 mil m², formado por uma represa. Esse ambiente propicia o desenvolvimento de uma fauna rica.
Com sorte o visitante poderá encontrar também uma das figuras mais populares da cidade, o polêmico jacaré do Barigui. Um jacarédo-papo-amarelo adulto que costumeiramente toma seus banhos de sol às margens do lago. Há anos ele vive no local sem nunca ter incomodado os demais usuários do parque.
PARQUE BARUGUI
Uma academia de ginástica foi implantada em uma antiga olaria existente no parque, hoje administrada pela Secretaria Municipal de
Esporte e Lazer. Também, uma casa histórica foi readequada para instalação de um Bistrô, dirigido pela Fundação de Ação Social. Já o
Salão de Atos tem sua coordenação feita pelo Instituto Municipal de
Administração Pública –