Atividades G1 Resposta
Leia os contos Nas águas do tempo (incluído o Glossário), do moçambicano Mia Couto, e A terceira Margem do rio, do mineiro Guimarães Rosa — anexos na Biblioteca. Observe e compare semelhanças e diferenças entre os textos. Você pode optar entre comparar:
1. linguagem (literária ou não/ tipologia predominante)
Os dois textos foram descritos utilizando a linguagem literária, pois apresentam palavras que dentro do contexto apresentado possuem significados diferentes.
Os dois textos são narrativos, pois contam histórias que podem ser reais ou fictícias.
2. assunto,
Podemos observar nos dois textos a aflição da família ao ver seus famílias navegar em uma pequena canoa.
3. lugares,
Uma das histórias se passa em moçambique localizado na Africa do Sul, já o outro a história não especifica o local, mas também mostra o poder das águas sobre as ações dos homens.
4. aspectos culturais (Brasil / África).
Com base no resultado de sua análise, escolha, um dos aspectos e elabore uma reflexão. Seja original, expressando a sua compreensão. Escreva, no máximo, 10 linhas (Word, fonte 12, espaço 1,5), observando a linguagem padrão.
A diferença entre os contos está no isolamento que perpassa o personagem do conto “A terceira margem do rio”, que precisa ser observada a partir de outras conotações, pois está carregada de intensidades e intenções bem diferentes da jornada realizada pelo protagonista de “Nas águas do tempo”. Lembrando que o protagonista de Guimarães constrói uma canoa para caber apenas uma pessoa e que o personagem não compartilha com ninguém a experiência do tempo e do espaço. Já no conto de Mia Couto tal experiência é compartilhada. O avô divide o barco ou “concho” com o neto, a fim de oferecer a ele a vivência do sobrenatural. Não obstante, o que estes revelam é que a vida parece seguir mesmo é na correnteza do rio, constituindo a travessia um desvio da ordem imposta pela lida na terra, que exige dos