estudo de caso
Após a análise do estudo de caso, verificamos que o papel de Marilyn Winn é essencial para a concretização dos objetivos da organização. Esse objetivo implicava que houvesse melhoria do atendimento ao cliente até ao nivéis pretendidos pela empresa.
O problema é que os trabalhadores encontravam-se desmotivados, pois apesar de terem melhorado o atendimento ao cliente no trimestre anterior, este não tinha atingido um patamar merecedor de recompensas.
Assim, o papel da líder de recursos foi mais difícil, visto que tinha que criar um plano para recompensar pelo atendimento ao cliente. O objetivo subjacente a este plano era transmitir a ideia aos seus trabalhadores de que eles eram o centro da estratégia e garantir a sua motivação e espirito competitivo.
Desta forma, podemos perceber que a percepção que a diretora de recursos humanos teve do problema em questão, da realidade dos trabalhores e da sua organização é muito importante para a concretização do objetivo.
Por percepção, entende-se processo através do qual as pessoas organizam e interpretam as suas experiências sensoriais de modo a dar significado ao meio que as rodeia. Ou seja, é uma interpretação da realidade e varia de pessoa para pessoa pelo facto de depender de fatores como cultuta, educação, experiências de vida, estado espirito...
Existem vários tipos de percepção:
Visual – o que os nossos olhos veêm
Auditiva – percepção do som pelos ouvidos
Olfactiva (cheiro)
Gustativa (paladar/sabor)
Táctil (toque)
Temporal – não existem orgãos especifícos para a percepção do tempo. No entanto, o ser humano é capaz de sentir a passagem do tempo
Espacial – também não existem orgãos especificos para este tipo de percepção, mas a distância entre nós e os objetos podem ser estimadas. Envolve o reconhecimento da distância e do tamanho do objeto.
Cinestesia – Capacidade para reconhecer a localização espacial do nosso corpo (orientação, posição...)
A cultura e a educação são