Estudo de caso
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- HOSPITAL DE
CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRATAMENTO DE CRACK E OUTRAS DROGAS
Quais os Fatores Relevantes para a Aderência ao Tratamento do
Alcoolismo na Terapia de Grupo: Relato de Caso
Aluna: Marcia Mueller Daniel
Orientador: Flávio Pechansky
Porto Alegre, janeiro de 2012.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
RELATO DE CASO 04
AVALIAÇÃO INICIAL 04
IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA 06
EVOLUÇÃO DO CASO 08
DISCUSSÃO 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
O álcool é uma substância que acompanha a humanidade desde seus primórdios sempre valorizados nas várias culturas como elemento nos rituais religiosos, de comemorações e confraternizações, envoltos em muito simbolismo. No entanto, com o passar dos anos, houve uma mudança profunda na maneira da sociedade e dos indivíduos relacionarem-se com o álcool. A mesma substância que significa alegria, aproximação entre pessoas, cultos religiosos como o vinho para eucaristia, também estimula a agressividade, os conflitos interpessoais, de trabalho, de lazer, levando-a as perdas, ao vazio, e ao isolamento. O uso abusivo dessa bebida pode originar um grave transtorno de saúde pública mundial.
Nesse relato procura-se um melhor entendimento dessa doença, que afeta o indivíduo como um todo, no seu ambiente, nas suas relações, e suas funções biológicas e psicológicas.
O presente trabalho consiste numa explanação de forma descritiva da discussão diagnóstica e das intervenções realizadas ao longo do acompanhamento no serviço de saúde mental ambulatorial. O objetivo é