Engenharia de software
Faculdades Integradas de São Paulo
Engenharia de Software II
Engineering Software – Ian Somerville Ed. 2007
Validação e Verificação
Teste de Software
Marcos Francisconi
Abril de 2011
Resumo do Capitulo 22 do livro – Engenharia de Software – Ian Sommerville - 2007
Verificação e Validação.
Durante e depois do processo de implementação o programa precisa ser verificado para assegurar que atende as especificações e funcionalidades desejadas pelas pessoas que estão pagando por ele. Verificação e Validação (V&V) é o nome dado a esta checagem e processo de analise. Verificação e Validação não são a mesma coisa. A explicação mais sucinta entre as duas pode se dar através de duas questões:
Validação: Estamos construindo o produto certo?
Verificação: Estamos construindo de maneira certa, o produto?
Talvez quando você checar isso, encontre especificações funcionais e requerimentos não funcionais. Validação é um processo mais generalizado.
O objetivo da validação é garantir que o sistema do software satisfaça as expectativas dos clientes. O objetivo final da verificação e validação e estabelecer que o software esta enquadrado dentro da proposta. Isso significa que o sistema deve ser bom o suficiente para seu uso pretendido.
De acordo com Sommerville existem três critério para validar o software:
1-Função do Software: O nível de confiança exigido dependes de quão crítico é o software de uma organização. Por exemplo, o nível de confiança necessário para o software que é usado para controlar um sistema de segurança crítica é muito maior do que o exigido para um sistema protótipo de software que foi desenvolvido para demonstrar algumas idéias novas.
2 - Expectativas dos usuários. É uma triste reflexão sobre a indústria de software que muitos usuários têm baixas expectativas de seu software e não são surpreendidos quando ele falha durante o uso. Eles estão dispostos a aceitar estas falhas do sistema,