Estudo de caso
INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS ORGANIZACIONAIS
DISCIPLINA DE CONTROLADORIA
PROFESSOR LAURO CHAVES
ESTUDO DE CASO
BIG JEANS
Equipe:
Carolina Nogueira Adriano
Marcos Paulo Valente
Arilson Martins
Junho-2008
Fortaleza - Ceará
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um estudo de caso sobre os sistemas de controles internos da empresa Big Jeans. O estudo foi desenvolvido a partir da disciplina de Controladoria da MBA em Finanças Organizacionais e Controladoria da Faculdade Ateneu e do Instituto de Pós-Graduação. O referido trabalho escrito faz parte de uma avaliação da disciplina, aplicando de forma prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Na disciplina tivemos contato com ponderamentos voltados aos sistemas de controle das organizações. A partir desses pontos trabalharemos as estratégias da empresa nessa visão, entendendo, desenvolvendo e sugerindo.
Primeiramente iremos iniciar o estudo a partir do histórico da instituição, contextualizando a empresa no mercado em que desenvolve atividades, a confecção. Posteriormente descreveremos a situação da empresa na tomada de decisão. Por fim iremos propor algumas sugestões no âmbito da controladoria para melhorias na empresa.
2. O MERCADO
Segundo dados do SEBRAE (2006) o mercado de confecções no Brasil trabalha atualmente a procura de produtos com design moderno, qualidade e de marca forte. Os preços varejistas estão sob pressão intensa da concorrência tanto interna (com as pequenas empresas que se foram) quanto externa (com a inserção de produtos importados). Há uma redução significativa na produção nacional de roupas e calçados nos últimos 20 anos. Apesar disso, vivemos momento singular, o segmento têxtil lança sua própria moda, destinada e consumida diretamente ao público brasileiro.
No Ceará em decorrência do baixo crescimento