estudo de caso
CASO
QUESTÃO 1:
Não.
QUESTÃO 2:
-
QUESTÃO 3:
As principais causas do conflito entre Ricardo e seus filhos é que Ricardo educou seus filhos desde pequenos para assumir a empresa, estes foram formados em Administração enquanto o pai tinha abandonado o curso de Economia. Depois da era da globalização a empresa sofreu um processo de deterioração e com isso os filhos ao quererem assumi-la alegaram que estudaram e se preparam para administrar a mesma, mas Ricardo não consegue deixar totalmente de cuidar dos problemas de desenvolvimento de produtos, vendas, finanças e administração geral da empresa.
QUESTÃO 4
Os filhos devem mandar na empresa pelo fato de terem uma formação e com isso estarem mais atualizados do que o pai.
QUESTÃO 5
A experiência é muito importante no processo de administrar empresas, mas de nada ela adianta se o profissional não tiver uma educação formal na área, pois em certas decisões o profissional tem que ter uma formação para ter uma vantagem competitiva no mercado.
QUESTÃO 6
Se Ricardo continuar administrando a empresa, a mesma pode não ter conseqüências satisfatórias porque mesmo Ricardo tendo experiência ele não tem uma formação na área o que dificulta as suas tomadas de decisão.
QUESTÃO 7
A empresa pode ter conseqüências positivas se os filhos ficarem com ela, pois no mundo globalizado a formação do profissional tem um peso relevante, e é essa formação que auxilia o profissional nas tomadas de decisões da empresa.
QUESTÃO 8
*Os conflitos tendem a serem maiores;
*Endividamento da empresa;
*Fechamento da empresa.