Relatorio de Fisica 2
PRÁTICA V – APLICAÇÃO DA EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DA CALORIMETRIA
Relatório de práticas de laboratório apresentado ao curso de Engenharia Química do Centro Universitário do leste de Minas Gerais – UNILESTE-MG.
Professor (a): Adriana Aparecida Nunes Moreira
Ana Paula Oliveira
Hugo Marinho Nunes
Rafaela Fonseca Maia
Giuliano Dias Santi
Tayenne Gonçalves Silva
Coronel Fabriciano/MG
Maio/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.
Calor é a transferência de energia térmica entre corpos com temperaturas diferentes. E pode ser dividido em dois tipos: Calor Sensível e Calor Latente. O primeiro, tem como efeito apenas a alteração da temperatura de um corpo, é calculado pela seguinte formula: . Já o segundo, quando ocorre uma mudança de estado, é calculado pela fórmula: .
Capacidade térmica:
Os corpos e as substâncias na natureza reagem de maneiras diferentes quando recebem ou cedem determinadas quantidades de calor. Alguns esquentam mais rápido que os outros. Concluímos que a capacidade térmica depende diretamente da massa do corpo e, portanto, pode ser calculada da seguinte forma: C = c x m.
A capacidade térmica pode ser medida usualmente em e no Sistema Internacional em , assim como o calor específico é medido usualmente em e, no Sistema Internacional em .
A propagação do calor pode ser feita em três mecanismos diferentes: condução; processo que ocorre predominantemente nos sólidos e é caracterizada pela transmissão de energia de molécula a molécula, irradiação; a irradiação é um processo que pode ocorrer no vácuo e também nos meios materiais, e a sua transmissão é feita por intermédio de ondas eletromagnéticas da faixa do infravermelho, e convecção; a transmissão de calor por convecção