Conceitos Max Weber
Em sua obra Weber procurou destacar que as diferentes esferas da vida social (pessoal,religiosa,profissional,afetiva,artística e etc.) são autônomas, mas se influenciam de forma constante.
Ele procurava, através de uma perspectiva racional, entender o sentido, a motivação e os padrões das ações humanas.
Dentre os conceitos elaborados por Weber através dessa perspectiva de analise esta o de Estratificação Social.
Divisão da sociedade em grupos,camadas ou classes de forma Hierarquizada, segundo algumas categorias.
Na busca por critérios de analise do processo de estratificação, Weber propôs um entendimento distinguindo três dimensões, sendo elas:
• Ordem Social – Referente ao estado de parentesco,hereditariedade e etc.
• Ordem Econômica - Referente as classes sociais,posse e bens.
• Ordem Política – Influencias políticas como participação e influencia junto ao poder.
Dominação- Para Weber ela corresponde a um “estado de coisas” onde a vontade do dominador influi de forma consciente sobre os atos de outros. • I. Dominação Legal (em virtude de estatuto) é dominação burocrática.Onde qualquer direto pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma.
O dever de obediência esta gradeado numa hierarquia de cargos, com subordinação dos inferiores aos superiores, e dispões de um direito de queixa regulamentado. A base do funcionamento técnico é a disciplina de serviço.
• A burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro da dominação legal. Toda a evolução do grande capitalismo moderno se identifica com a burocratização crescente das empresas econômicas. Porém, a burocracia não é o único tipo de dominação legal.
• II. Dominação tradicional (em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais)dominação patriarcal.Sua associação possui caráter comunitário e o conteúdo de suas ordens é fixado pela tradição.
• Impossível criar novo direito diante das normas e da tradição.