Conceitos Basicos De Sociologia De Max Weber
Fundamentos metodológicos
Começamos analisando as varias formas de interpretar a palavra “sociologia”. Segundo o livro é a ciência que tem como meta a compreensão das ações sociais procurando uma explicação para suas causas e seus efeitos , na minha concepção sociologia é a ciência que estuda o comportamento dos homens em sociedade e suas mudanças de acordo com a época .
A palavra “sentido” é usada em duas ocasiões diferentes : existe a conduta real de um ator especifico em uma dada situação histórica ou a aproximação grosseira baseada em uma dada quantidade de dados e a segunda ocasião há o “tipo ideal” conceitual de sentido subjetivo , porem em nenhum dos dois casos pode ser dito que é verdade ou que é valido.
A antítese entre uma ação com sentido e uma ação meramente reativa é bastante sutil . Uma parte significativa de todo principio sociológico relevante flutua entre os dois , uma ação com sentido não é muito comum em processos psicofísicos em outros só reconhecido por especialista.
Toda concepção , como a ciência geral , luta por clareza e provas reais . Uma prova de compreensão será de caráter racional ou de caráter emocionalmente empático , pode se suprir uma prova racional na esfera da ação por um domínio intelectual a prova empática na esfera da ação será suprida pelos sentimentos.
Por outro lado processos e fenômenos “sem sentido” existem em todas as ciências de ações humanas e agem como estímulos ou inibem a conduta do ser humano , uma ação “ sem sentido” não deve ser comparada ou confundida com um comportamento não-humano , uma maquina que foi feita por um humano adquire o sentido que lhe foi dado ou a utilidade mas poderá adquirir outros sentidos .
A compreensão pode ser dividida em dois tipos a compreensão empírica e a compreensão explicativa , a compreensão empírica é a busca de dados relevantes e convenientes obtidos através da experiência, da vivência do pesquisador.