Conceitos sociológicos fundamentais - max weber
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Linha de Pesquisa: Estudos de Mídia e Produção de Sentido
Aluna: Afra de Medeiros Soares
Disciplina: Produção de Sentido
Professor: Michael Hanke
Conceitos sociológicos fundamentais - Max Weber
Fichamento
Página 1- 4
O texto trata do conceito de sociologia, definindo-a como a ciência que visa compreender e interpretar a ação social, explicando causalmente no seu decurso e nos seus efeitos.
A ação social é um comportamento humano, que consista num fazer externo ou interno, num omitir ou permitir, sempre que o agente ou os agentes associem a ele um sentido subjetivo.
O sentido intentado pelo agente ou pelos agentes está referido ao comportamento de outros e por ele se orienta no seu curso. Não trata-se de um sentido objetivamente “justo” ou verdadeiro metafisicamente fundado.
É onde se encontra a diferença entre as ciências empíricas da ação, a Sociologia e a História, em face de todas as ciências dogmáticas como a Jurisprudência, Lógica, Ética e Estética – que pretendem investigar nos seus objetos o sentido “justo” e “válido.
A plena possibilidade de “revivência” é importante para a vidência da compreensão, mas não é condição absoluta da interpretação do sentido. Elementos compreensíveis e não compreensíveis de um processo estão, muitas vezes, mesclados e conexos.
A evidência da compreensão pode ser racional (lógica ou matemática) ou de caráter empaticamente revivente (emocional, receptivo- artística). A ação é racional quando compreendida intelectualmente de modo exaustivo e diáfano. No domínio dessa ação, é racionalmente revivido de maneira plena na sua conexão emocional que foi objeto de vivência. São apreensíveis no seu sentido de um modo imediato e unívoco.
Na ação de caráter empaticamente revivido, pelo contrário, muitos “fins” e “valores” últimos, pelos quais se podem orientar, quanto à experiência, o agir de um homem não pode ser compreendido com