weber
i
i
i
CONCEITOS SOCIOLÓGICOS
FUNDAMENTAIS
Max Weber
Tradutor: Artur Morão
www.lusosofia.net
i
i i i
i
i
i
i
Covilhã, 2010
F ICHA T ÉCNICA
Título: Conceitos Sociológicos Fundamentais
Autor: Max Weber
Tradutor: Artur Morão
Colecção: Textos Clássicos de Filosofia
Direcção da Colecção: José Rosa & Artur Morão
Design da Capa: António Rodrigues Tomé
Composição & Paginação: José M.S. Rosa
Universidade da Beira Interior
Covilhã, 2010
i
i i i
i
i
i
i
i
i i i
i
i
i
i
[Nota do tradutor]
Este grande, denso e poderoso texto de Max Weber, cuja primeira versão portuguesa se fez e editou em 1997, oferece-se agora aos visitantes do L USO S OFIA. Sofreu algumas alterações mínimas e, para melhor orientação do leitor, recebeu títulos nos diversos parágrafos (§§1-17) em que o Autor vai desdobrando o seu pensamento sobre a acção social, o seu enquadramento, o seu contexto na sociedade e nas diversas formas de comunidade e, ainda, sobre a sociologia e o seu respectivo estatuto de ciência.
A tradução fez-se com base no original alemão, Wirtschaft und Gesellschaft, Tubinga, J. C. M. Mohr (Paul Siebeck), 19855 .
Uma selecção das principais obras de Max Weber encontra-se disponível neste electro-sítio: Zeno.org Meine Bibliothek.
i
i i i
i
i
i
i
i
i i i
i
i
i
i
Conceitos Sociológicos Fundamentais
Max Weber
[Economia e sociedade]
Cap. I
OBSERVAÇÃO PRÉVIA. O método destas definições introdutórias de conceitos, de que se não pode com facilidade prescindir, mas inelutavelmente abstractas e de efeito estranho à realidade, não aspira de modo algum a ser novo.
Pelo contrário, deseja apenas formular – como se espera – da forma mais conveniente e, porventura, mais correcta (e por isso talvez com algum pedantismo) o que toda a sociologia empírica intenta de facto, ao falar de coisas semelhantes. Isto também onde se usam expressões